Outra situação bastante comum, entre as mulheres, é a adequação da altura dos saltos. Como podemos observar nas figuras abaixo, cada tipo de salto provoca um tipo de acomodação dos pés, as quais, muitas vezes, tornam-se prejudiciais, inclusive, à coluna vertebral.
Sapatilhas sem salto
Provocam pequeno desequilíbrio 43% do peso do corpo sobre o antepé e 57% sobre os calcanhares, mas essa disparidade não chega a resultar em desconforto.
Saltos de 2 centímetros
São os ideais.Proporcionam conforto, boa marcha, e melhor equilíbrio. O peso do corpo é distribuído por igual entre as partes traseira e dianteira dos pés.
Saltos de 4 centímetros
São ótimos para quem tem pés cavados.Para a maioria das pessoas implicam distribuição de peso inversa à verificada com sapatilhas, 43% sobre o calcanhar e 57% sobre o antepé. São toleráveis.
Saltos de 6 centímetros
Prejudicam a funcionabilidade dos pés.Somados ao bico fino, podem provocar joanetes, calosidades e inflamação no calcanhar. Com eles, 75% do peso do corpo recai sobre o antepé.
Saltos com mais de 10 centímetros
São um despropósito. Aumentam as chances de surgimento dos vários problemas já citados. Com plataformas amenisam o problema, mas haja equilíbrio.