Sapatos & Pés

Para entendermos exatamente a relação dos sapatos com os pés vamos conhecer suas anatomias.

 

Anatomia do Sapato:

 

 

 

        

01-Contraforte / 02-Palmilha de Acabamento/ 03-Forro/ 04-Lingüeta/ 05-Cadarço/

06-Ilhóses/  07-Gáspea/ 08-Biqueira/ 09-Sola/  10-Vira/ 11-Lateral/ 12-Salto/ 13-Traseiro

 

Um sapato é composto aproximadamente de 20 partes diferentes. Compreender o básico da construção de um sapato pode ajudá-lo a escolher, inteligentemente, dentre os milhares estilos diferentes existentes.Basicamente podemosdividi-lo em duas partes: Cabedal (parte superior) e Solado (parte inferior), as quais são subdivididas numa série de outras.

 

 

Anatomia do Pé: 


O Pé é uma estrutura complicada contendo 26 ossos (1/8 de todos os ossos do corpo humano), 33 juntas, 107 ligamentos, 19 músculos, e tendões mantém a estrutura como um todo e o permitem mover de várias maneiras.     

      

 

Quando acordamos pela manhã, botamos o pé para fora da cama e começamos a dar nossos primeiros passos do dia, nem pensamos no que estamos fazendo. Caminhar  é um ato tão natural para a grande maioria de nós, como respirar, falar, comer. Entretanto, caminhar é uma das funções mais complexas do corpo humano. Envolve nada mais nada menos que 650 músculos do corpo e cerca de 80% dos 208 ossos que compõe o esqueleto humano.  Mas é sobre o pé - uma estrutura perfeita, sustentada por 26 ossos diferentes e 27 articulações - que repousa a grande responsabilidade de fazer com que o caminhar seja harmônico, suave e prazeroso.

 

 

 

O pé foi concebido pela natureza para apoiar e equilibrar o corpo  sobre o solo, mantendo-o ereto, e também para ser a peça fundamental  do processo de locomoção do homem. Sua forma e sua estrutura interna lhe permitem atuar como um suporte ou pedestal para o corpo e, ao mesmo tempo como um sistema de alavancas que o impulsionam durante o ato de caminhar, correr, saltar, e um elemento amortecedor dos impactos que recebe do solo. É talvez um dos mecanismos vitais do nosso corpo mais negligenciados, mas, ainda assim, capaz de cumprir sua tarefa mesmo sob as mais adversas condições e pressões , graças à sua estrutura perfeita. O calçado que envolve e protege esta estrutura perfeita que é o pé deve ter características tais que lhe permitam, em qualquer circunstância, realmente proteger este pé, sem prejudicá-lo ou causar-lhe qualquer dano. Dependendo de como é concebido e/ou produzido pelo fabricante e também de como é escolhido/comprado pelo consumidor, o calçado afetará, de forma positiva ou negativa, a saúde e a performance do pé e de todo o corpo.